Sunday, June 18, 2006




LUME ARQUITETURA
www.lumearquitetura.com.br

ANO IV - Nº 19
ABR / MAI 2006

PAGINA 44
____________________________________

Português no samba ?

O mundo tem cada vez menos fronteiras para intercambios culturais e profissionais. O português zéNuno, por exemplo, acaba de passar três meses de experiencia com Peter Gasper e sua equipe, no escritório do lighting designer, no Rio de Janeiro.
Ele conheceu Peter num workshop que o lighting designer ministrou em Portugal, patrocinado pela empresa Scheréder, ficou encantado com o que viu e iniciou um contato direto, buscando uma oportunidade de passar um periodo aprendendo de perto com o trabalho de Peter, suas soluções de projeto e estilo. Pedido aceito, malas prontas, o jovem português veio para a Cidade Maravilhosa, passou um trimestre como assistente da equipe de Peter Gasper e o acompanhou em visitas de campo.
zéNuno já atua como iluminador na Europa há alguns anos, mais frequentemente em espectáculos de dança. Embora a sua formação seja na àrea de saúde, buscou formação superior complementar em iluminação Cénica e teve a oportunidade de conhecer as atividades técnicas do teatro. Apaixonou-se pela arte de iluminar e, quando se deu conta, já estava trabalhando como responsável técnico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.
Sua identificação com o trabalho de Peter veio da experiencia comum com a iluminação cénica e sua aplicação à Arquitetura. zéNuno desenvolve um trabalho com uma companhia de dança da França, no qual utiliza projetores de iluminação urbana nos cenários.
" Gosto de trabalhar na zona da estranheza, o não convencional - o que não significa bizarro, necessáriamente. Utilizo a luz para revelar, mas também como elemento extra em espetaculos de dança, aproveitando recursos como angulação dos fachos, temperatura de côr e tipos de refletores incomuns a balés mais tradicionais" - revela o lighting designer português.
O pouco tempo na terra do samba o fez até falar um Português abrasileirado - "Senão o Peter dizia que não conseguia me entender direito" diverte-se - mas zéNuno teve que partir antes do carnaval começar. Tudo bem. Uma nova temporada está prestes a começar e há muito conhecimento extra na bagagem para levar e colocar em prática.

Cláudia Cavallo - editora

claudia@lumearquitetura.com.br