Wednesday, August 16, 2006




Laurent Chrzanovski

LUMIÈRE !
L'ÉCLAIRAGE DANS L'ANTIQUITÉ

Edition internationale


As primeiras Lãmpadas
"
Longos anos depois da domesticação do fogo, o humano precisou de um utensílio que lhe permitisse transportar uma fonte luminosa em boas condições e de boa qualidade.
No final do Paleolítico surge a rápida aparição das primeiras lâmpadas, compostas por uma combinação de um reservatório, de um combustível (gordura animal) e um pavio.
Rapidamente surgem reservatórios que melhor mantêm os combustíveis dentro da lâmpada, surgindo o 'padrão' de forma de gota, um primeiro estereotipo na produção de objectos.
Generalizando-se o uso, durante muito tempo será em madeira que estas serão construídas, particularmente aptas para uma iluminação de proximidade. Terão mesmo uma característica de braço alongado que permite usar a boca para apoio que liberta as mão para qualquer função, para qualquer trabalho.

Mas será durante o " III eme millénaire " no oriente que encontraremos os dois novos combustiveis particularmente aptos à iluminaçao artificial: azeite e betume.
No sec. IX a.c. os ceramistas construirão as primeiras lãmpadas simples compostas por um prato. Estas lãmpadas inventadas pelos Fenicios não tardarão a criar bom nome nas cidades do Mediterraneo.
Assim estas mesmas lampadas continuarão a ser produzidas e utilizadas pelos Cartagineses, até ao fim da segunda guerra púnica.
"